quarta-feira, 28 de setembro de 2016

FLORAIS DE BACH

Quando estamos bem, em equilíbrio e felizes, tudo a nossa volta acontece de forma natural e harmoniosa, porém a correria e acontecimentos diversos nos desestabilizam e tiram nossa harmonia.
Nesses momentos de desarmonia, desespero e sentimentos confusos os Florais de Bach podem nos ajudar.
Criado e desenvolvido pelo médico inglês Dr. Edward Bach, ele é compostos por 38 Florais. Esses Florais servem para equilibrar características ou estados emocionais e suas essências podem ser tomadas individuais ou misturadas, de acordo com o que a pessoa estiver sentindo.
Os Florais vem sendo utilizados a mais de 80 anos sem nunca apresentar nenhum efeito colateral.
As essências florais utilizadas nos Florais de Bach, são extratos líquidos e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, seu objetivo é realizar o equilíbrio das emoções.
Sentimentos e emoções negativas como: depressão, medo, culpa, pânico, melancolia, tristeza, apatia, resignação, ciúmes, raiva, ódio, cansaço, solidão, indecisão, mágoa, ansiedade, pensamento excessivo no futuro ou no passado, tristeza por perda de entes queridos e muitas outros sentimentos podem ser tratados com os Florais de Bach.
Muitos terapeutas no mundo vem relatando resultados extremamente positivos nos tratamentos da ansiedade, síndrome do pânico, depressão e muitos outros problemas enfrentados pela população atualmente.
Esses remédios florais são utilizados até hoje por milhares de terapeutas, com grande sucesso.

Permita-se desfrutar de uma vida mais harmoniosa e feliz.

Ressalto a importância de consultar um terapeuta devidamente habilitado para saber qual o melhor Floral para você.

Caso tenho interesse em saber mais acesse o site do Espaço Crescer e agende sua consulta, realizamos atendimentos pessoalmente ou para quem necessitar atendimentos on-line também.

 


Permita-se uma vida feliz, você merece.





segunda-feira, 11 de julho de 2016

Fitoterapia: CAMOMILA

Nome Científico: Matricaria recutita.

Muito utilizada pelas pessoas, a Camomila é um coringa quando se pensa em um bom chá para acalmar, mas você sabia que ela serve para muitas outras coisas?
A Camomila é uma planta que gosta de terra fofa e lugares ensolarados para crescer e suas flores devem ser colhidas totalmente abertas, antes de murcharem.
De origem Europeia, a Camomila foi muito utilizada pelas mulheres durante a Idade Média para clarear os cabelos e dar à eles uma cor dourada, atividade essa realizada até os dias de hoje.
Utilizada em forma de chá, a Camomila possui propriedades muito além de calmante, ela serve também para baixar febre, diminuir cólicas intestinais com gases, cólicas menstruais, cistite, reumatismo, inflamações bucais, conjuntivites, má digestão e dores de ouvido. Seu óleo essencial, quando inalado, trata irritabilidade, depressão e insônia.
Mas como a grande maioria das plantas ela possui contra indicação. A Camomila não pode ser utilizada por pessoas que estejam realizando tratamento radioterápico, pois impede que a radiação do tratamento destrua as células malignas. Gestantes não devem fazer o uso dessa planta. Embora possamos notar tantos benefícios nessa planta, é sempre importante procurar orientação de um profissional devidamente formado para lhe orientar seu uso.

Receita de chá para acalmar e relaxar
Com suas flores secas, a Camomila apresenta propriedade relaxantes que ajudam a tratar insônia e ansiedade, além de reduzir cólicas e espasmos no período menstrual.
Ingredientes:
1 Colher de chá de Camomila
1 Colher de chá de Melissa
1 Colher de Chá de Folhas de Maracujá
1 Colher de Chá de Erva Doce

Modo de preparo:

Em 500 ml de água fervente adicionar todos os ingredientes. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.


quinta-feira, 19 de maio de 2016

FITOTERAPIA: CHÁS

Como Preparar um chá e aproveitar ao máximo os seus benefícios.

Com a chegada do período de frio cresce o número de pessoas que recorrem aos chás tanto para aquecer quanto para tratar ou prevenir alguma doença, mas será que você está fazendo isso corretamente?

As plantas são utilizadas para a cura do corpo desde os tempos pré-históricos. A Medicina Tradicional Chinesa, os antigos povos Gregos e as Tribos Indígenas sempre fizeram o uso de plantas para curar doenças. As plantas podem ajudar a prevenir ou curar doenças, mas devemos tomar cuidado pois elas também possuem contra indicação, podendo algumas serem venenosas.
Ensinar uma pessoa a fazer um chá pode parecer algo bobo, porém quando falamos de chá e seus benefícios para a saúde devemos tomar alguns cuidados e seguir algumas regras. A maneira como as preparamos os chás são de grande importância para que seu efeito seja eficaz.
Começando pela água, a mesma deve ser filtrada e aquecida em uma chaleira (que é o local mais adequado para o preparo). A chaleira já com a água deve ser levada ao fogo para aquecer. Quando a água iniciar fervura (começam a surgir bolhas maiores nas paredes da chaleira) o fogo deve ser desligado e então, só aí, acrescenta-se as plantas escolhidas para o chá.
As plantas devem ser escolhidas com cuidado, quanto mais natural, sem agrotóxicos, melhor. A planta deve ficar abafada na chaleira por cerca de 5 a 10 minutos.
O chá não deve ser adoçado, pois quando o adoçamos perdemos o seu efeito fitoterápico.
Agora com o chá pronto temos aproximadamente 1 hora para tomá-lo, pois após esse período todo o seu efeito terá se perdido.
Uma observação importante é: procure aquecer sua água na chaleira e evite o micro-ondas devido ás suas ondas eletromagnéticas que podem ser prejudiciais à saúde.

Abaixo dica de um chás deliciosos e benéficos a sua saúde.

Chá de anis estrelado, canela e gengibre.
(Excelente para a imunidade)
Em 1 litro de água você colocará: um pedaço pequeno de gengibre (descascado e picado), 3 a 4 anis estrelado e 2 ramos de canela em pau.
Aqueça a água e quando a mesma estiver levantando fervura desligue o fogo e acrescente os ingredientes. Deixe descansar por 10 minutos. Beba ainda morno.

Anis estrelado: é digestivo e melhora a imunidade do organismo.
Canela: possui substâncias bactericidas, fungicidas e antivirais. Protege de diversas infecções agudas e crônicas.
Gengibre: combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Possui ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Melhora a imunidade prevenindo gripes e resfriados.