terça-feira, 18 de agosto de 2015

SÍNDROME DE BURNOUT

Hoje falaremos sobre uma síndrome que afeta ou vai afetar a maioria das pessoas no ambiente profissional: a SÍNDROME DE BURNOUT.
A Síndrome de Burnout é também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, classificada como Distúrbio Psíquico e registrada no Grupo V do CID 10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Para se manter em bons empregos, os profissionais submetem-se a grandes jornadas de trabalho, chefes nem um pouco hostis, pressão constante e em muitos casos até trabalhar em locais ou áreas que não lhe agradam.
Com o passar do tempo a pessoa passa a não ter mais aquela disposição para ir trabalhar, fica doente com maior frequência, fica sem animo, sem disposição, passa a ficar irritado não só no ambiente de trabalho mas também em casa.

 FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

A pessoa com a Síndrome de Burnout apresenta sintomas físicos e emocionais como podemos observar abaixo:

- Sensação de esgotamento físico e emocional;
- Atitudes e pensamentos negativos;
- Agressividade e muita irritabilidade;
- Mudanças bruscas de humor;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Baixa autoestima;
- Dor de cabeça e enxaqueca;
- Insônia;
- Cansaço;
- Palpitações;
- Pressão alta;
- Dores musculares.

Esses são alguns dos sintomas que a Síndrome de Burnout pode apresentar.

Para um diagnóstico preciso, procure um médico, ele irá realizar um levantamento de sua história no trabalho, seu envolvimento, realizações entre outras coisas e poderá lhe recomendar o melhor tratamento.
O tratamento para a Síndrome de Burnout inclui: antidepressivos, psicoterapia além de atividade física regular e exercícios de relaxamento.
Um bom psicoterapeuta poderá lhe auxiliar no que se refere a relaxamento e mudanças de hábitos e pensamentos, além de aliviar alguns sintomas que envolvem a Síndrome.

DICA:
Não use a falta de tempo como uma desculpa para não fazer uma atividade física ou cuidar de você. Traga para sua vida mais momentos de lazer, descontração e alegria. Mudanças em seu estilo de vida podem ser a melhor maneira de se prevenir. Avalie sua vida, observe como está sua saúde física e mental.
Não deixe para cuidar de você somente quando estiver doente.... cuide para que a doença não chegue até você.
Se precisar de ajuda agende uma avaliação, terei prazer em lhe ajudar.



...


Nenhum comentário:

Postar um comentário