terça-feira, 25 de agosto de 2015

A Borboleta Azul

Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandou as meninas passarem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina. O sábio sempre respondia às perguntas sem hesitar. Impacientes com o sábio, as meninas resolveram inventar uma pergunta a que ele não saberia responder. Então, uma delas apareceu com uma linda borboleta azul que usaria para pregar uma peça no sábio.
- O que você vai fazer?  perguntou a irmã.
- Vou esconder a borboleta em minhas mãos e perguntar se ela está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E assim qualquer resposta que o sábio nos der estará errada!
As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava meditando. Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente o sábio sorriu e respondeu:
- Depende de você. Ela está em suas mãos.

Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro.
Não devemos culpar ninguém quando algo dá errado. Somos nós os responsáveis por aquilo que conquistamos ou não. Nossa vida está em nossas mãos, como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.

Autor desconhecido


Metáforas

Muito utilizada nos atendimentos de Psicoterapia, as Metáforas são uma figura de linguagem, um meio indireto de comunicação.
A palavra Metáfora vem do grego, metaphorá que significa: “meta” (além) e “phorein” (transportar de um lado para o outro).
A Metáfora transporta o sentido literal de uma palavra, frase ou história para um sentido figurado, e podem ser encontradas na comunicação coloquial das pessoas: “doce como mel”, “rápido como um raio”, além de ser encontrada também em fábulas, parábolas e histórias infantis.
Dentro das terapias, as Metáforas são muito eficazes, pois o que fica gravado em nossas mentes não é o sentido literal das histórias ou frases,  e sim o sentido figurado que é captado pelo inconsciente.
A Metáfora permite à pessoa conscientemente travada perceber inconscientemente alternativas que não visualizava anteriormente, conseguindo assim resolver problemas que antes achava que seria impossível.
As Metáforas se comunicam com os dois lados do cérebro, sua parte literal é compreendida pelo lado esquerdo do cérebro, associado à mente consciente, logica e racional. E seu lado figurativo é compreendido pelo lado direito do cérebro, associado á mente inconsciente, intuitiva, criativa, emocional e sábia.
Freud fazia o uso das Metáforas nas interpretações dos sonhos e em suas livres associações.
Jung utilizava as Metáforas para expandir a interpretação dos sonhos e fantasias de seu paciente, utilizando-se de mitos, símbolos e arquétipos.
Milton H. Erickson compreendeu o valor e benefícios do uso das Metáforas junto a hipnose.
As Metáforas geram mudanças na maneira de pensar e agir, falam com o inconsciente, conseguem remover, escavar e despertar recursos adormecidos.

Utilizo-me muito das Metáforas durante os atendimentos, e posso garantir, são fundamentais para a obtenção de  bons resultados, deixam as consultas mais leves e descontraídas. Experimente você também, permita-se...

A partir de agora você poderá se deliciar com algumas Metáforas que serão postadas. Reflita, pense e repense nas histórias, todas serão postadas com muito carinho e tenho certeza que uma delas poderá ser a chave que você tanto precisa.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

SÍNDROME DE BURNOUT

Hoje falaremos sobre uma síndrome que afeta ou vai afetar a maioria das pessoas no ambiente profissional: a SÍNDROME DE BURNOUT.
A Síndrome de Burnout é também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, classificada como Distúrbio Psíquico e registrada no Grupo V do CID 10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).
Para se manter em bons empregos, os profissionais submetem-se a grandes jornadas de trabalho, chefes nem um pouco hostis, pressão constante e em muitos casos até trabalhar em locais ou áreas que não lhe agradam.
Com o passar do tempo a pessoa passa a não ter mais aquela disposição para ir trabalhar, fica doente com maior frequência, fica sem animo, sem disposição, passa a ficar irritado não só no ambiente de trabalho mas também em casa.

 FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS

A pessoa com a Síndrome de Burnout apresenta sintomas físicos e emocionais como podemos observar abaixo:

- Sensação de esgotamento físico e emocional;
- Atitudes e pensamentos negativos;
- Agressividade e muita irritabilidade;
- Mudanças bruscas de humor;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Baixa autoestima;
- Dor de cabeça e enxaqueca;
- Insônia;
- Cansaço;
- Palpitações;
- Pressão alta;
- Dores musculares.

Esses são alguns dos sintomas que a Síndrome de Burnout pode apresentar.

Para um diagnóstico preciso, procure um médico, ele irá realizar um levantamento de sua história no trabalho, seu envolvimento, realizações entre outras coisas e poderá lhe recomendar o melhor tratamento.
O tratamento para a Síndrome de Burnout inclui: antidepressivos, psicoterapia além de atividade física regular e exercícios de relaxamento.
Um bom psicoterapeuta poderá lhe auxiliar no que se refere a relaxamento e mudanças de hábitos e pensamentos, além de aliviar alguns sintomas que envolvem a Síndrome.

DICA:
Não use a falta de tempo como uma desculpa para não fazer uma atividade física ou cuidar de você. Traga para sua vida mais momentos de lazer, descontração e alegria. Mudanças em seu estilo de vida podem ser a melhor maneira de se prevenir. Avalie sua vida, observe como está sua saúde física e mental.
Não deixe para cuidar de você somente quando estiver doente.... cuide para que a doença não chegue até você.
Se precisar de ajuda agende uma avaliação, terei prazer em lhe ajudar.



...


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

METAFÍSICA DE SAÚDE: Dor de cabeça e enxaqueca

De acordo com a Metafísica da Saúde, pessoas que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Essas pessoas resistem a tudo e a todos, pois acreditam que os outros querem invadir o seu espaço, sua vida. Essas pessoas mantem-se em constantemente em alerta, pois temem ser dominados de alguma forma. Você se identifica com essa situação? Então é hora de se soltar e deixar o seu coração falar. Não viva somente pela razão, devemos equilibrar nossos dois hemisférios cerebrais (razão e emoção), para evitarmos conflitos internos e somatizações. Deixe seus pensamentos mais suaves.

Quando sentir uma dor de cabeça, pare e reflita sobre o que está acontecendo ao seu redor. Alguém ou alguma situação contrariou você? Ou você se sentiu desconsiderado por alguém que é muito importante para você? Seja o que for que lhe aconteceu, pare e reflita sobre a sua conduta e observe o quanto você está sendo inflexível com você e com os outros.

Aceite os fatos ocorridos e se proponha a mudar seus caminhos. Acredite que qualquer dor de cabeça é sinal de orgulho forte e que para acabar com ela é preciso mudar pensamentos exatamente no momento da dor. Tudo é uma questão de exercício, flexibilidade e persistência.

Tente pelo menos uma vez acabar com a dor de cabeça sem o uso de remédios. Tente reconhecer o que, ou quem contrariou você e desarme-se.

Encontre alegria em ambientes que você não gosta de frequentar, resista às contrariedades, experimente se soltar e se divertir ao invés de negar e criticar as opiniões adversas às suas.

Mude seus pensamentos e você verá como sua dor irá desaparecer.

Existem alguns métodos que podem lhe auxiliar nessa transformação, como: Psicanálise, Hipnose, Psicoterapia Holística etc. Cuide de seu maior bem, sua saúde.

Caso precise de ajuda em sua transformação estamos a sua disposição.






terça-feira, 11 de agosto de 2015

METAFÍSICA DA SAÚDE: Você é a causa de tudo.

Por que ficamos doentes?
Por que uma forma de doença e não outra?
Por que isso está acontecendo agora em minha vida? Logo agora que tudo estava caminhando tão bem!
Por que o câncer se instalou nessa parte do corpo e não em outra?
A maioria das pessoas atribui tudo o que acontece em sua vida à sorte, azar, ao acaso ou a um poder superior. Dessa maneira acabam por não procurar a verdade sobre os fatos, tornando-se vitimas da situação.
A Metafísica mostra que 99% das situações de doença são causadas por padrões de comportamento ou pensamento que trazemos conosco. Até o padrão familiar, muitas vezes passado de pai para filho, causa desequilíbrios emocionais e físicos.
O inconsciente não possui discernimento, só aceita os registros que você implantar nele. O poder de escolher o que é importante e que merece atenção é atribuído ao consciente. O consciente constitui os pensamentos, estipula o que é verdadeiro, dirige as impressões que fazem você acreditar que as coisas funcionam de um jeito e não de outro. É isso que faz com que cada pessoa tenha seu estilo próprio.
Você é aquilo que acredita ser.
Portanto, se você acredita ser um vencedor, você será um vencedor. Quando você se posiciona como vítima, você somente irá atrair problemas e doenças.
Você é a causa de tudo, é o centro de sua vida, senhor de seu próprio destino.
Se no momento você apresenta algum problema físico (doença), é importante perceber qual aspecto de sua vida está deixando de fluir adequadamente. A doença é a manifestação dos conflitos interiores, e a partir do momento que há um reposicionamento interior, resgata-se a harmonia e consequentemente a saúde.
É você que cria as condições propícias para a manifestação das doenças, e da mesma forma, você tem a capacidade de destruí-las.
Os remédios que tomamos para as doenças tratam o físico, fortalecem temporariamente o corpo e eliminam os sintomas, mas se você não mudar sua condição interna a doença ressurgirá em outra área do corpo.
Para encontrar as causas metafísicas das doenças basta olhar para si mesmo e observar em qual área da vida você não tem fluído bem. Você pode até ter razão por se sentir assim, porém isso não lhe faz bem e afeta o corpo. Procure não se julgar e também não deixe que ninguém lhe julgue.
Um bom Terapeuta poderá lhe auxiliar na identificação desses problemas, lhe orientando e lhe dando direções para a solução desses males.

“Acredite que você é digno e merecedor de uma vida plena e, seja proativo nessa busca, porque ninguém mais poderá ou irá fazer isso por você.”
 Monica Berg