quinta-feira, 19 de maio de 2016

FITOTERAPIA: CHÁS

Como Preparar um chá e aproveitar ao máximo os seus benefícios.

Com a chegada do período de frio cresce o número de pessoas que recorrem aos chás tanto para aquecer quanto para tratar ou prevenir alguma doença, mas será que você está fazendo isso corretamente?

As plantas são utilizadas para a cura do corpo desde os tempos pré-históricos. A Medicina Tradicional Chinesa, os antigos povos Gregos e as Tribos Indígenas sempre fizeram o uso de plantas para curar doenças. As plantas podem ajudar a prevenir ou curar doenças, mas devemos tomar cuidado pois elas também possuem contra indicação, podendo algumas serem venenosas.
Ensinar uma pessoa a fazer um chá pode parecer algo bobo, porém quando falamos de chá e seus benefícios para a saúde devemos tomar alguns cuidados e seguir algumas regras. A maneira como as preparamos os chás são de grande importância para que seu efeito seja eficaz.
Começando pela água, a mesma deve ser filtrada e aquecida em uma chaleira (que é o local mais adequado para o preparo). A chaleira já com a água deve ser levada ao fogo para aquecer. Quando a água iniciar fervura (começam a surgir bolhas maiores nas paredes da chaleira) o fogo deve ser desligado e então, só aí, acrescenta-se as plantas escolhidas para o chá.
As plantas devem ser escolhidas com cuidado, quanto mais natural, sem agrotóxicos, melhor. A planta deve ficar abafada na chaleira por cerca de 5 a 10 minutos.
O chá não deve ser adoçado, pois quando o adoçamos perdemos o seu efeito fitoterápico.
Agora com o chá pronto temos aproximadamente 1 hora para tomá-lo, pois após esse período todo o seu efeito terá se perdido.
Uma observação importante é: procure aquecer sua água na chaleira e evite o micro-ondas devido ás suas ondas eletromagnéticas que podem ser prejudiciais à saúde.

Abaixo dica de um chás deliciosos e benéficos a sua saúde.

Chá de anis estrelado, canela e gengibre.
(Excelente para a imunidade)
Em 1 litro de água você colocará: um pedaço pequeno de gengibre (descascado e picado), 3 a 4 anis estrelado e 2 ramos de canela em pau.
Aqueça a água e quando a mesma estiver levantando fervura desligue o fogo e acrescente os ingredientes. Deixe descansar por 10 minutos. Beba ainda morno.

Anis estrelado: é digestivo e melhora a imunidade do organismo.
Canela: possui substâncias bactericidas, fungicidas e antivirais. Protege de diversas infecções agudas e crônicas.
Gengibre: combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Possui ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Melhora a imunidade prevenindo gripes e resfriados.